WEB RADIO SINFONIA JOVEM

domingo, 25 de agosto de 2013

Da maneira de plantar um oásis na cidade grande

De árvore em árvore, Francisco Arruda vai elaborando um oásis frente ao trânsito estressante e ao calor permanente de Fortaleza. Há uma década, ele planta cedros, ipês e mais sombras em praças e calçadas da Capital

Ana Mary C. Cavalcanteanamary@opovo.com.br
SARA MAIA
Francisco posa abraçado com o cedro, primeira árvore que plantou no Passeio Público. É o cartão-postal que vai mandar para os parentes do Rio de Janeiro
Chegou o tempo de colher os frutos e as sombras. O cedro cresceu mais do que o pai: era uma muda a bater na cintura e hoje se espalha pelo céu. A amoreira também vingou, assim como outras tantas árvores que o comerciante Francisco Bezerra Arruda, 60, plantou no Passeio Público, praça antiga do Centro de Fortaleza. “Inclusive, a praça está até mais bonita, depois que eu plantei!”, cuida. 

Da última década para cá, de quando trouxe a muda de cedro do próprio quintal, Francisco conta e contempla jasmins, ipês, trapiás, eucaliptos e o caçula flambloyant-de-flores-vermelhas (plantado há pouco tempo). “Já plantei umas 25 árvores”, diz, mandando buscar, inclusive, espécies de São Paulo e do Amazonas. “Plantei árvores na Praça da Estação, dos Leões, da Escola Normal, além do Passeio Público. Fora as árvores que já dei pro pessoal plantar nas calçadas”, semeia.

A história ganhou terreno quando o comerciante, indo a pé de casa para o trabalho, cruzava o Passeio “abandonado, ninguém ligava pra regar. E eu via as plantas muito maltratadas”. Mas a raiz dessa narrativa de delicadezas está fincada nas terras da infância, em Tauá (344,7 quilômetros de Fortaleza): “Lá, a gente ia pra casa dos meus avós, em Pedra Branca (distrito de Tauá), e era muito arborizado... Eu subia no juazeiro pra tirar o juá; em pitombeira, pra tirar as pitombas. Subia naquelas árvores nativas, de frutas silvestres”.

Passeio Público
Quando o pai veio embora para Fortaleza, na década de 1960, “a primeira vista” do menino sertanejo foi o Passeio Público, um mar de árvores no meio dos prédios e do trânsito do Centro. “Foi a praça mais bonita que eu achei!”, admira ainda hoje. “Porque aqui é um oásis na cidade. Um trânsito louco desses (aponta para a rua Dr. João Moreira, que margeia a praça), quando a gente vem pra cá, se sente é bem”, respira.

O comerciante tem o hábito – e o prazer – de se sentar sob as árvores e fazer a meditação “shinsokan” (da Seicho-No-Ie). “Você faz para harmonizar o ambiente, para transformar o negativo em positivo”, explica.

Contra foices e serras que matam o verde restante da cidade, as mãos de Francisco se juntam para acarinhar o meio ambiente e preencher os vazios do lugar. “As árvores têm sensibilidade”, acredita. Plantá-las, para ele, é também uma forma de agradecer a infância adoçada por pitombeiras. E é ainda uma prática que embeleza a cidade, “tem a função de melhorar o clima, purificar o ar... Qual a beleza que existe no deserto? Aí, você vai lá na frente e vê um oásis. O deserto, em si, não tem beleza nenhuma. Eu considero aqui um oásis da cidade”.

Oração
Dia sim, dia não, ele volta ao Passeio Público e faz sua oração acolhido pelas folhas e flores que ajudou a nascer. “Não me acho o dono das árvores, mas é como se eu fosse um pai para elas. As primeiras mudas que plantei já estão árvores grandes”, orgulha-se.

Com adubo e afeto, Francisco ainda não viu morrer nenhuma árvore que plantou. “Acho que tenho mão boa... Também vai o sentimento da pessoa. Enquanto tem pessoa que vê uma planta e faz é quebrar, eu sou o contrário: gosto de construir. E acho que, no mundo espiritual, é assim: um local muito arborizado, muita flor. É só o belo”, aproxima-se.

Onde

ENTENDA A NOTÍCIA

Boa parte das árvores que semeia pela cidade, Francisco planta no Passeio Público. A construção dessa praça teve início na segunda metade do século XIX. O lugar, histórico por natureza, expõe um baobá de 1910 e já foi recanto da alta classe fortalezense, de prostitutas e de marginais. Ganhou vida nova a partir de 2007, com uma restauração.

Saiba mais

A Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) coordena o Programa de Adoção de Praças e Áreas Verdes.
 
Lançado em março deste ano, o programa estimula o cuidado de espaços públicos por empresas, associações, cidadãos.
 
“A primeira etapa para a adoção de um espaço verde é a preparação da Carta de Intenção, que deve ser apresentada à Secretaria Regional específica, contendo informações sobre o local de interesse e documentação necessária.A partir disso, o munícipe aguarda ser chamado para assinar o Termo de Cooperação”, explica a assessoria de imprensa da Seuma.
 
Quem deseja plantar em áreas públicas, orienta a Seuma, deve procurar a Secretaria Regional da região. Engenheiros agrônomos ou outros especialistas podem indicar as espécies adequadas e explicar como fazer o plantio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário